NOÇÕES BÁSICAS DE CARTOGRAFIA.
Cartografia
é a ciência e arte que estuda a preparação, a organização, a
elaboração e a interpretação de mapas ou cartas geográficas.
O objeto da
cartografia é levantar, reunir e analisar dados e medidas
das diversas regiões da Terra e representar graficamente (em folhas de tamanho
comum como as do caderno, ou um pouco maiores), em escala reduzida, as informações
de maneira objetiva e clara, para uma fácil compreensão.
A
Cartografia deve assegurar que o mapa responda as seguintes questões:
- Espaciais – onde ocorre o fato, quais
as formas e quais são as dimensões (espacialização do fenômeno pela superfície
terrestre);
- Temporal – quando ocorre (ocorreu);
- Temática – o que se quer demonstrar com
o uso de tal mapa.
·
O que são Mapas?
Mapas são
representações gráficas de toda a superfície da Terra ou de artes dela. Por
meio dos mapas podemos conhecer melhor o mundo, pois eles nos permitem
visualizar no papel a representação de fenômenos que não conseguiríamos ver de
outra forma, que é possível somente através de mapas.
Para
apresentar, transpor a realidade para um mapa, é necessário utilizar uma série
de representações gráficas capazes de serem entendidas por um grande número de
pessoas. Essas representações gráficas são símbolos que representam objetos
reais que são colocados em representação no mapa. Por exemplo, a localização de
uma escola, de um cemitério, de um parque, são colocados no mapa com o uso de
um símbolo que os identifica como sendo o que são na realidade.
Cartograficamente,
considera-se como bom mapa aquele que é fiel à realidade representada, útil, de
leitura fácil, clara e compreensível e, também, de bela e confortável aparência.
Existem,
basicamente 3 tipo de mapas: Especiais, Gerais e Temáticos.
- Especiais: atende a um número reduzido
de pessoas, em geral técnicos, como geógrafos, meteorologistas, biólogos,
geólogos e outros profissionais que utilizam mapas; as informações contidas
nestes mapas estão relacionadas a estudos específicos e técnicos, sendo de
pouca valia as pessoas fora da especialidade ao qual o mapa se destina.
- Gerais:
as informações contidas nestes mapas são muito genéricas, não permitindo aos
especialistas, ao consultá-lo, obterem informações detalhadas; os principais
elementos representados nestes mapas são: divisão política, capitais e cidades,
algumas informações da parte física (rios, relevo, vegetação).
- Temáticos: é constituído a partir de um
mapa base, normalmente com informações políticas e hidrográficas, no qual são
cartografadas os demais fenômenos geográficos; dependendo da área, pode ser
aspectos geológicos, geomorfológicos, demográficos, cobertura vegetal, entre
outros.
·
Globo
Terrestre
O globo é a
forma mais fiel de se representar a Terra. Todavia, apresenta inconvenientes
como:
-
representar
somente os elementos de dimensões maiores, com escala muito reduzida e
sem detalhes;
-
ser de uso
limitado pelas dificuldades de manuseio e de transporte.
OBS: por
vias de melhor detalhe de escala e manuseio, a ciência geográfica/cartográfica
se baseia mais em uso do mapa, sendo que o globo não gera um proveito mais
qualificado do que o mapa.
Classificação de alguns tipos de mapas quanto
à extensão:
. Planisfério ou mapa-mundi – é um mapa que
representa a totalidade do planeta;
. Mapa Corográfico – cartografa uma área mais
restrita, normalmente correspondente a um país;
. Mapa Topográfico – “Um mapa topográfico é uma
representação gráfica detalhada e precisa dos relevos naturais e artificiais,
onde representa uma área e seu relevo através de curvas de nível”.
. Plantas ou Carta – são documentos que
visão representar uma área de grande escala cartografica, o que relata uma rica
descrição de detalhes. Por exemplo, a planta de um terreno ou de uma casa.
Classificação
quanto ao tema:
. Mapas Físicos – representam essencialmente os
elementos naturais: Relevo, Clima, Hidrografia, Vegetação entre outros.
. Mapas
Políticos – representam os países com suas fronteiras, ou as divisões
administrativas dentro de cada um deles;
. Mapas de População – representam temas de
demografia, como por exemplo, a população absoluta ou a distribuição da
população;
. Mapas Econômicos – quando representam algo
relacionado a economia (PIB, Produção Agrícola, Fluxos Comercias entre outros).
CONVENÇÃO CARTOGRÁFICA
Para que os mapas pudessem ser utilizados por qualquer
éssoa, em qualquer local do mundo, foi combinado pelos crtográfos e geógrafos
que os símbolos dos mapas deveriam ser os mesmos em qualquer lugar do mundo
onde fosse produzido um mapa. Passou a ser utilizado uma linguagem de símbolos
que se tonou universal, que são chamados de convenções cartográficas.
ELEMENTOS PRESENTES EM UM MAPA
Os mapas podem apresentar qualquer aspecto de qualquer
lugar do planeta. Não importa qual seja o assunto que o mapa está apresentando,
todo mapa deve ter algumas informações que são indispensáveis para que haja uma
correta representação e interpretação de quem o analisa, os principais
elementso que um mapa deve ter são: Título, Legenda, Orientação,
Fonte e Escala.
. Título – todo mapa retrata determinado aspecto de um lugar em uma determinada
época. Essas informações devem constar no título do mapa, onde o título apresenta
de forma clara qual é o objetivo de representação do mapa. Por exemplo, Mapa
Político do Brasil, esse título indica que o mapa está representando o Brasil,
seu limite territorial, seus Estados com seus limites territoriais, a sua
capital naciona e as capitais dos Estados.
. Legenda – nos mapas, são utilizados símbolos e cores para representar os aspctos
que o mapa tende a apresentar. Para que o leitor possa conhecer o significado
dessas corese símbolos, é necessa´rio que o mapa tenha legenda, que indica o
significado de cada cor e símbolo.
. Orientação – quando uma pessoa está perdida, é comum dizer que essa pessoa precisa
“norter-se”, ou seja, ela precisa saber onde está o norte para se localizar. Em
todo mapa, tem de ter uma rosa dos ventos, ou uma indicação de norte, que serve
para se orientar. Imagin-se que você precisa pegar um mapa da cidade de Viçosa
e a partir dele você tem que percorrer alguns caminhos, se você não conhece o
local da cidade onde voê tem dúvida de onde ir, você olha no mapa, se este não
tiver o Norte, você não saberá onde são as orientações de tal mapa. Observe
como é importante ter a noção de orientação.
. Fonte – todo mapa apresenta informações. Esses dados são organizados por um
pesquisador, uma instituição governamental ou uma empresa. A fonte indica de
onde foram retiradas as informações apresentadas no mapa.
. Escala - elemento primordial de um mapa, a escala é a proporção entre a
superfície terrestre e a sua representação no mapa, a devida medição e
representação da escala torna o mapa confiável para uso de medição de plantas
ou mesmo do mapa-mundi. A escla pode ser apresentada como escala númerica ou escala
gráfica.
I)
Escala Númerica
É expressa através de uma fração ordinária onde a unidade
é numerador. Exemplo: 1/500.000 ou 1:500.000 (lê-se um por quinhentos mil).
A escala numérica deve ser mudada sempre que se alterar o
tamanho do mapa.
II)
Escala Gráfica
É expressa através de um gráfico já dividido em determinadas
quantidades de quilômetros.
Com esse tipo de escala, uma régua ou um pedaço de barbante são suficientes para se avaliar uma distância, já que cada parte ou seção da escala no mapa é igual a 400km no espaço representado.
Com esse tipo de escala, uma régua ou um pedaço de barbante são suficientes para se avaliar uma distância, já que cada parte ou seção da escala no mapa é igual a 400km no espaço representado.
Cálculo básico para mudança de medidas de comprimento:
-Quilômetro (km)
-Hectômetro (hm)
-Decâmetro (dam)
-Metro (m)
-Decímetro (dm)
-Centímetro (cm)
-Milímetro (mm)
Como fazer a
mudança de medida? (km-hm-dam-m-dm-cm-mm).
Cada unidade de comprimento corresponde a 10 vezes a unidade de
comprimento imediatamente inferior (à direita). Em decorrência, cada unidade de
comprimento corresponde a 1 décimo da unidade seguidamente superior (à
esquerda). Exemplo:
OBS:
Para fazer a conta ao contrário, de
divisão, se faz ÷10.
Para se calcular a distância no mapa ou no real, e mesmo
a escala usada, tendo em vista que a escala (E) de um mapa é relação entre a
distância no mapa (d) e a distância no real (D), a fórmula de cálculo é:
Onde: E = Escala Cartográfica, onde E = 1/x (x=cm)
d =
Distância no mapa.
D = Distãncia real.
CURVA DE NÍVEL
As curvas de nível ou isolinhas são linhas que no mapa
unem pontos de mesma altitude. A distância entre as curvas de nível indica-nos
o grau de declividade do terreno representado, que será:
- Suave,
quando as curvas de nível das cotas usadas estiverem distanciadas entre si;
- Acentuada,
quando as curvas de nível estiverem muito próximas umas das outras.
Observe a figura abaixo.
Representação
de morros e vales através da isolinhas que definem as curvas nível.
O USO DAS CORES
(LEGENDA) PARA ALTITUDES.
O uso das cores nos mapas também é orientado segundo determinadas convenções. As cores são usadas para indicações:
O uso das cores nos mapas também é orientado segundo determinadas convenções. As cores são usadas para indicações:
- planimétricas,
quando representarem aspectos localizados na superfície do terreno;
- altimétricas,
quando indicam as altitudes do relevo (hipsometria) ou as profundidades
(batimetria) superfícies líquidas (lagos, mares, oceanos).
DIFERENTES TIPOS DE REPRESENTAÇÃO CARTOGRÁFICA
- CROQUIS
Croqui é um desenho simplificado, usado no dia a dia, a
sua elaboração não se preocupa com a escala, é feito, na maioria das veze, a
mão livre. Embora de não ter o rigor dos mapas, ele traz todas as informações para
que o leitor consiga resolver algum problema imediato de localização e
identificação cartográfica que o croqui precisa passar.
São exemplos de croquis os mapas do tesouro, usados em
brincadeiras; os rascunhos que fazemos de um percusso que indicamos para uma
pessoa fazer. Observe abaixo um croqui:
- MAQUETES
As maquetes são representações cartográficas tridimensionais
(Altura, Largura e Profundidade). Os objetos representados devem ser reduzidos
proporcionalmente ao tamanho real, e devem ser dsiponibilizados no espaço na
mesma disposição do real.
- PLANTAS
Os mapas e as plantas são muito parecidos, mas a diferença
entre eles está na escla, onde a planta mostra muito mais detalhes que um mapa.
A planta segue uma padronização de escla, pois deve representar a proporção
adequada entre o apresentado e o real. Observe na planta a sguir que é possível
ver até o travesseiro na cama, as trempas o fogão, ou seja, o detalhamento é
muito grande.
INTERPRETAÇÃO CARTOGRÁFICA
Para reforçar a ideia de interpretação e representação
cartográfica, alguns pontos importantes devem ser sempre lembrados, tais estão
assinalados abaixo.
I)
Leitura e Interpretação Cartográfica:
-
Um mapa é uma representação gráfica da superfície da Terra ou apenas de uma
parte do planeta.
-
Um mapa, assim como um texto, é um documento que devemos aprender a ler.
-
Fazer um mapa é sempre uma escolha que revela as opiniões e a visão de mundo de
seu autor.
-
Os elementos essenciais de um mapa são o título, a rientação, a fonte, a escala
e a legenda.
-
As cconveções cartográficas são acordos que estipulam códigos comuns a todos os
mapas, permitindo que um grande número de pessoas possa compreendê-los.
II) Representações Cartográficas:
-
Na cartografia, utlizamos símbolos que representam objetos e conteúdos de
determinado lugar.
-
Mapas temáticos são aqueles um tema ou assunto específico.
-
Há diferentes tipos de representações cartográficas, como croquis, maquetes,
mapas e plantas.
-
Croqui é um desenho simplificado de um determinado lugar.
-
Maquetes são representações cartográficas tridimensionais.
-
As plantas e os mapas são parecidos, mas as plantas representam espaços
menores.
Atividade Extra
1. (UEL-2005) Leia o texto e analise a figura a
seguir.
Em Geografia é de grande
importância o uso de gráficos, mapas e outras formas de representação dos fenômenos.
Um fluxograma, por exemplo, é uma representação gráfica de fenômenos cujas
etapas são apresentadas de forma encadeada e seqüencial, por meio de símbolos
geométricos interconectados.
Com base no texto, na
tira e nos conhecimentos sobre representações cartográficas, é correto afirmar:
a)
A tira indica que os
fluxogramas são instrumentos pouco confiáveis enquanto meio de representação de
fenômenos humanos ligados à vida.
b)
A tira exalta o uso do
fluxograma como instrumento mais adequado no estabelecimento e na representação
de projetos complexos, tal como a vida futura das pessoas.
c)
O uso do fluxograma
possui vantagens e limitações; sua adequada utilização depende dos objetivos do
usuário e do fenômeno a ser abordado.
d)
A idéia predominante na
tira é a negação da possibilidade de se construírem métodos de representação de
fenômenos complexos, devido à sua insuficiência.
e)
As personagens da tira
indicam que a beleza da vida é adequadamente representada por fluxogramas, cuja
função é prever com exatidão o futuro.
2.
(Fatec-2005)
Para indicar a localização de casas comerciais e edificações antigas em uma
área de 250.000m£, de uma metrópole como São Paulo (SP), as plantas mais adequadas
estão na escala:
a) 1:
500.000.
b) 1:
250.000.
c) 1:
5.000.
d) 1:
50.000.
e) 1:
100.000.
3. (UFSCar-2004) O esquema representa a área
total de duas propriedades rurais, A e B, nas quais se pratica o cultivo do
mesmo tipo de produto.
Baseado nesse esquema,
pode-se afirmar que
a) as duas propriedade têm, na realidade, a mesma
dimensão em m£.
b) o cálculo da escala de A foi feito em m£ e da
escala de B em hectare.
c) a propriedade B tem menor número de pés plantados
por hectare.
d) as duas propriedades têm o mesmo número de pés
plantados.
e) as duas propriedades têm o mesmo número de pés
plantados por hectare.
4.
(UFRGS-2004) Considere as afirmações abaixo sobre
escala cartográfica.
I. Uma
estrada em linha reta, entre duas cidades que distam entre si 350 km, teria
exatamente 35 cm num mapa em escala 1:100.000.
II. Moradias
urbanas representadas num mapa em escala 1:10.000 sofrem generalização em seu
traçado quando passam a ser representadas em uma escala menor.
III. Se
um mapa na escala de 1:20.000, representado em uma quadrícula de 20 cm por 40
cm, for reduzido para a escala 1:10.000, as dimensões da nova quadrícula
passarão a ser de 10 cm por 20 cm.
Quais estão corretas?
a) Apenas
I.
b) Apenas
II.
c) Apenas
I e III.
d) Apenas
II e III.
e) I,
II e III.
5. (UFRGS) Considere o desenho esquemático a
seguir, que apresenta dois morros situados ao sul do Trópico de Capricórnio com
seus respectivos relevos, representados em curvas de nível. Considera-se que as
vertentes dos morros que recebem maior quantidade de energia solar são mais
quentes e secas. Em conseqüência, essas vertentes têm solos freqüentemente mais
rasos e horizontes menos desenvolvidos do que as vertentes menos expostas à luz
do sol.
Sabendo-se que o sol nasce no Oriente, pode-se afirmar que as vertentes dos morros que apresentam os solos mais profundos são as de números:
Sabendo-se que o sol nasce no Oriente, pode-se afirmar que as vertentes dos morros que apresentam os solos mais profundos são as de números:
a) 1 e
3.
b) 1 e
4.
c) 2 e
3.
d) 2 e
4.
e) 3 e
4.
6. (Ufscar – modificado) Responder à questão com
base nos mapas.
O mapa mais adequado para
apresentar as informações referentes à atividade industrial no Brasil é
a)
o mapa 1, pois está
representado numa escala menor que o 2, o que torna as informações mais claras.
b) o mapa 2, pois um centímetro na representação
compreende a um quilômetro do espaço real.
c) o mapa 1, pois está representado numa escala
maior que o 2, o que favorece uma maior quantidade de informações representadas.
d) o mapa 2, por ter uma escala maior do que o 1,
permitindo, assim, mais informações.
e) o mapa 2, por ter uma escala menor do que o 1,
facilitando a leitura das informações.
7. (PUC-PR - 2004) "Após a Segunda Guerra
Mundial, dois terços do território brasileiro haviam sido fotografados, e
buscava-se então completar o mapeamento das regiões mais ignotas do país, o
Norte e o Centro-Oeste. Nos anos 60 estava concluída a carta do Brasil ao
milionésimo, e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a
Diretoria do Serviço Geográfico, a Sudene e a Petrobrás iniciaram a produção de
cartas em escalas diversas (1:50.000, 1:100.000 e 1:250.000). É na década de
1970 que, em virtude do sistema Radam, começa a ser elaborada uma cartografia
sobre a Amazônia. E mais tarde amplia-se o mapa de mapas, com cartas nas escalas
1:10.000, 1:5.000 e 1: 2.000."
(SANTOS, Milton e SILVEIRA, María Laura.
"O Brasil - território e sociedade no início do século XXI". Rio de
Janeiro: Record, 2001 p.94.)
Confira as afirmações
abaixo, que se relacionam com o tema da cartografia tratado no texto dos
geógrafos Milton Santos e Maria Laura Silveira:
I. O
desenvolvimento tecnológico no campo das comunicações e no meio informacional
em muito tem contribuído para a produção de mapas com maior detalhamento e de
maior fidelidade.
II. Desde
a segunda metade do século XX, todos os planisférios têm sido elaborados a
partir da projeção cilíndrica.
III. O
mapeamento da Amazônia a partir do sistema Radam - Radar para a Amazônia -
possibilitou a desmistificação de que a região apresenta, em quase a sua
totalidade, um relevo plano e homogêneo, inferindo, além da planície aluvial,
outras formas de relevo, como depressões e planaltos residuais.
IV. Na
representação da escala numérica, quanto maior o número que segue após os dois
pontos, menor é a escala e menor é o grau de detalhamento desse mapa; assim a
escala 1:50.000 é menor que a escala 1:5.000.
São corretas:
a) apenas
I e II.
b) apenas
I, II e III.
c) apenas
II, III e IV.
d) apenas
I, III e IV.
e) todas.
8. (UFSM-RS)
Pense em dois mapas físicos do estado do Rio Grande do Sul com as seguintes
escalas: 1: 750.000 (mapa 1) e 1: 2.500.000 (mapa 2). Então, é correto afirmar:
a) Em ambos, a representação cartográfica apresenta-se
com grande riqueza de detalhes do relevo e hidrografia.
b) Os dois mapas estão representados com as mesmas
dimensões e mesmo detalhamento de todos os aspectos físicos.
c) No mapa 1, é possível identificar-se maior detalhamento
dos compartimentos de relevo que no mapa 2.
d) O mapa 2 tem maior tamanho e apresenta maior
detalhamento da hidrografia que o mapa 1.
e) O mapa 1 tem maior tamanho, mas a representação
dos aspectos físicos é menos detalhada que no mapa 2.
9. (PUC-PR) A distância de 7cm, medida em um mapa
de escala numérica 1:2 500 000, corresponde em quilômetros na superfície da
Terra a um comprimento real de:
a) 175
b) 185
c) 225
d) 17 500
e) 1 750
10. (UFPI-2001) A cartografia pode utilizar mapas
de diferentes escalas. Considerando que o mapa A possui escala de 1:5.000 e o
mapa B, escala de 1:15.000, assinale a alternativa correta.
a)
No mapa A, 2 centímetros
correspondem a 10.000 metros na superfície terrestre.
b) No mapa B, 1 centímetro corresponde a 1.500 metros
na superfície terrestre.
c)
O nível de detalhe do
mapa A é três vezes superior ao do mapa B.
d) O nível de detalhe do mapa B é três vezes
superior ao do mapa A.
e)
O nível de detalhe não é
estabelecido pela escala de um mapa.
FONTE: GIRARDI, G.; ROSA,
J. V., 1998 (adaptação).
Interpretando a ilustração
anterior, concluímos que a distância, em linha reta, entre Vitória e Belo
Horizonte e entre Vitória e Rio de Janeiro é respectivamente, de
a) 300,7
km e 401,6 km.
b) 346,5
km e 385,0 km.
c) 346,5
km e 400,0 km.
d) 450,0
km e 500,0 km.
e) 600,0
km e 650,0 km.
12. (PUC-RS) Numa planta arquitetônica de escala
1:60, uma sala está representada em 8,5cm. Como é representada essa sala na
escala 1:51?
a) 1,17
cm2
b) 4
cm2
c) 7,22
cm2
d) 10
cm2
e) 14
cm2
(MOREIRA, Igor. Construindo o espaço. São Paulo: Ática, 2002. p. 45.
Adaptado).
Utilizando-se das
informações da planta e de conhecimentos sobre mapas, assinale a afirmativa
CORRETA:
a) O terreno mapeado não apresenta variação de altitude.
b) Um centímetro no mapa corresponde a quatro metros na realidade.
c) O campo de criação está localizado a oeste do cata-vento.
d) A rodovia está representada no sentido norte-sul.
e) A igreja está localizada a sudeste da ponte.
14. (UFPR
2010) Num mapa da Região Metropolitana de Curitiba, na escala 1:250.000, uma
das pistas da rodovia BR-116 aparece desenhada com um milímetro de largura. A
partir dessa informação, é correto afirmar:
A) A largura da pista é de 20 m.
B) A largura da pista é de 15 m.
C) A largura da pista é de 25 m.
D) A representação da rodovia com um milímetro de
largura, num mapa na escala 1:250.000, está de acordo com a largura real da
rodovia.
E) Trata-se de uma questão de generalização
cartográfica e nesse caso o desenho da rodovia não obedece à relação de escala.
15. (UFPR
2009) Para a instalação da sede de uma empresa (que ocupará 1 km²) numa área de
100 km², é necessário fazer a cartografia de cada uma dessas áreas
separadamente. Em relação às características das cartas a serem construídas, é
correto afirmar:
A) Deve-se usar uma
escala ao milionésimo para representar o terreno e uma escala pequena para
representar a sede.
B) Deve-se usar a mesma
escala para as duas cartas, já que as duas áreas estão localizadas em um mesmo
lugar.
C) Deve-se usar uma
escala média para a representação da área total do terreno, e uma escala grande
para a representação da sede.
D) Deve-se utilizar a
escala gráfica nas duas cartas, porque ela é mais precisa do que a escala numérica.
E) Deve-se utilizar uma
escala grande para as duas áreas, ou seja, uma escala variável entre 1:100.000
e 1:150.000.
16. (COLUNI-2011) Observe as informações
sobre as estações do metrô do Rio de Janeiro:
(Disponível em:
http://www.metrorio.com.br/mapa_estacoes.htm. Acesso em: 20 ago. 2010.)
Considerando que as estações que possuem
acessibilidade estão representadas pelo desenho de um
cadeirante, responda:
a) Pode-se afirmar que a acessibilidade
é uma prática do planejamento do transporte? Justifique.
b) A ilustração usada na informação do
metrô pode ser considerada um mapa? Justifique.
GABARITO
Atividade Extra
1.
B 2. D 3. C
4. B 5. C 6. D
7. A 8. C 9. D
10. C 11. D 12. D
13. D
14. E 15. C
16. a) A acessibilidade não é
uma prática de planejamento nas estações do metrô carioca, pois o número de
estações acessíveis a pessoas com necessidades especiais não chega a 1/3 do
número de estações, o adequado seria ter em todas. Também algumas estações com
acessibilidade se localizam muito irregulares perante a linha férrea.
b) Pode ser considerado um mapa sim, é um mapa temático que salienta as
informações adequadas e condizentes com o que o mapa quer passar ao seu leitor,
que é as estações e suas adequações a pessoas com problemas físicos, ou seja,
um mapa para um fim específico sem necessidade de seguir todas as regras
cartográficas.
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