quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Noções Básicas de Cartografia

NOÇÕES BÁSICAS DE CARTOGRAFIA.

 Cartografia é a ciência e arte que estuda a preparação, a organização, a elaboração e a interpretação de mapas ou cartas geográficas.
O objeto da cartografia é levantar, reunir e analisar dados e medidas das diversas regiões da Terra e representar graficamente (em folhas de tamanho comum como as do caderno, ou um pouco maiores), em escala reduzida, as informações de maneira objetiva e clara, para uma fácil compreensão.
A Cartografia deve assegurar que o mapa responda as seguintes questões:
- Espaciais – onde ocorre o fato, quais as formas e quais são as dimensões (espacialização do fenômeno pela superfície terrestre);
- Temporal – quando ocorre (ocorreu);
- Temática – o que se quer demonstrar com o uso de tal mapa.

·          O que são Mapas?

Mapa Político do Brasil e Regiões. Fonte: IBGE, 2012.

Mapas são representações gráficas de toda a superfície da Terra ou de artes dela. Por meio dos mapas podemos conhecer melhor o mundo, pois eles nos permitem visualizar no papel a representação de fenômenos que não conseguiríamos ver de outra forma, que é possível somente através de mapas.
Para apresentar, transpor a realidade para um mapa, é necessário utilizar uma série de representações gráficas capazes de serem entendidas por um grande número de pessoas. Essas representações gráficas são símbolos que representam objetos reais que são colocados em representação no mapa. Por exemplo, a localização de uma escola, de um cemitério, de um parque, são colocados no mapa com o uso de um símbolo que os identifica como sendo o que são na realidade.
Cartograficamente, considera-se como bom mapa aquele que é fiel à realidade representada, útil, de leitura fácil, clara e compreensível e, também, de bela e confortável aparência.
Existem, basicamente 3 tipo de mapas: Especiais, Gerais e Temáticos.
- Especiais: atende a um número reduzido de pessoas, em geral técnicos, como geógrafos, meteorologistas, biólogos, geólogos e outros profissionais que utilizam mapas; as informações contidas nestes mapas estão relacionadas a estudos específicos e técnicos, sendo de pouca valia as pessoas fora da especialidade ao qual o mapa se destina.
 - Gerais: as informações contidas nestes mapas são muito genéricas, não permitindo aos especialistas, ao consultá-lo, obterem informações detalhadas; os principais elementos representados nestes mapas são: divisão política, capitais e cidades, algumas informações da parte física (rios, relevo, vegetação).
- Temáticos: é constituído a partir de um mapa base, normalmente com informações políticas e hidrográficas, no qual são cartografadas os demais fenômenos geográficos; dependendo da área, pode ser aspectos geológicos, geomorfológicos, demográficos, cobertura vegetal, entre outros.

·          Globo Terrestre


O globo é a forma mais fiel de se representar a Terra. Todavia, apresenta inconvenientes como:
-        representar somente os elementos de dimensões maiores, com escala muito reduzida e sem detalhes;
-        ser de uso limitado pelas dificuldades de manuseio e de transporte.
OBS: por vias de melhor detalhe de escala e manuseio, a ciência geográfica/cartográfica se baseia mais em uso do mapa, sendo que o globo não gera um proveito mais qualificado do que o mapa.

Classificação de alguns tipos de mapas quanto à extensão:

. Planisfério ou mapa-mundi – é um mapa que representa a totalidade do planeta;
. Mapa Corográfico – cartografa uma área mais restrita, normalmente correspondente a um país;
. Mapa Topográfico – “Um mapa topográfico é uma representação gráfica detalhada e precisa dos relevos naturais e artificiais, onde representa uma área e seu relevo através de curvas de nível”.
. Plantas ou Carta – são documentos que visão representar uma área de grande escala cartografica, o que relata uma rica descrição de detalhes. Por exemplo, a planta de um terreno ou de uma casa.
Classificação quanto ao tema:
. Mapas Físicos – representam essencialmente os elementos naturais: Relevo, Clima, Hidrografia, Vegetação entre outros.
 . Mapas Políticos – representam os países com suas fronteiras, ou as divisões administrativas dentro de cada um deles;
. Mapas de População – representam temas de demografia, como por exemplo, a população absoluta ou a distribuição da população;
. Mapas Econômicos – quando representam algo relacionado a economia (PIB, Produção Agrícola, Fluxos Comercias entre outros).
CONVENÇÃO CARTOGRÁFICA
Para que os mapas pudessem ser utilizados por qualquer éssoa, em qualquer local do mundo, foi combinado pelos crtográfos e geógrafos que os símbolos dos mapas deveriam ser os mesmos em qualquer lugar do mundo onde fosse produzido um mapa. Passou a ser utilizado uma linguagem de símbolos que se tonou universal, que são chamados de convenções cartográficas.

ELEMENTOS PRESENTES EM UM MAPA
Os mapas podem apresentar qualquer aspecto de qualquer lugar do planeta. Não importa qual seja o assunto que o mapa está apresentando, todo mapa deve ter algumas informações que são indispensáveis para que haja uma correta representação e interpretação de quem o analisa, os principais elementso que um mapa deve ter são: Título, Legenda, Orientação, Fonte e Escala.
. Título – todo mapa retrata determinado aspecto de um lugar em uma determinada época. Essas informações devem constar no título do mapa, onde o título apresenta de forma clara qual é o objetivo de representação do mapa. Por exemplo, Mapa Político do Brasil, esse título indica que o mapa está representando o Brasil, seu limite territorial, seus Estados com seus limites territoriais, a sua capital naciona e as capitais dos Estados.
. Legenda – nos mapas, são utilizados símbolos e cores para representar os aspctos que o mapa tende a apresentar. Para que o leitor possa conhecer o significado dessas corese símbolos, é necessa´rio que o mapa tenha legenda, que indica o significado de cada cor e símbolo.
. Orientação – quando uma pessoa está perdida, é comum dizer que essa pessoa precisa “norter-se”, ou seja, ela precisa saber onde está o norte para se localizar. Em todo mapa, tem de ter uma rosa dos ventos, ou uma indicação de norte, que serve para se orientar. Imagin-se que você precisa pegar um mapa da cidade de Viçosa e a partir dele você tem que percorrer alguns caminhos, se você não conhece o local da cidade onde voê tem dúvida de onde ir, você olha no mapa, se este não tiver o Norte, você não saberá onde são as orientações de tal mapa. Observe como é importante ter a noção de orientação.
. Fonte – todo mapa apresenta informações. Esses dados são organizados por um pesquisador, uma instituição governamental ou uma empresa. A fonte indica de onde foram retiradas as informações apresentadas no mapa.
. Escala - elemento primordial de um mapa, a escala é a proporção entre a superfície terrestre e a sua representação no mapa, a devida medição e representação da escala torna o mapa confiável para uso de medição de plantas ou mesmo do mapa-mundi. A escla pode ser apresentada como escala númerica ou escala gráfica.
I)             Escala Númerica
É expressa através de uma fração ordinária onde a unidade é numerador. Exemplo: 1/500.000 ou 1:500.000 (lê-se um por quinhentos mil).
A escala numérica deve ser mudada sempre que se alterar o tamanho do mapa.
II)            Escala Gráfica
É expressa através de um gráfico já dividido em determinadas quantidades de quilômetros.
Com esse tipo de escala, uma régua ou um pedaço de barbante são suficientes para se avaliar uma distância, já que cada parte ou seção da escala no mapa é igual a 400km no espaço representado.
Cálculo básico para mudança de medidas de comprimento:
Como mostra a figura, são 7 as bases de comprimento:
-Quilômetro (km)
-Hectômetro (hm)
-Decâmetro (dam)
-Metro (m)
-Decímetro (dm)
-Centímetro (cm)
-Milímetro (mm)

Como fazer a mudança de medida? (km-hm-dam-m-dm-cm-mm).

Cada unidade de comprimento corresponde a 10 vezes a unidade de comprimento imediatamente inferior (à direita). Em decorrência, cada unidade de comprimento corresponde a 1 décimo da unidade seguidamente superior (à esquerda). Exemplo:

OBS:
 Para fazer a conta ao contrário, de divisão, se faz  ÷10.
Para se calcular a distância no mapa ou no real, e mesmo a escala usada, tendo em vista que a escala (E) de um mapa é relação entre a distância no mapa (d) e a distância no real (D), a fórmula de cálculo é:

Onde: E = Escala Cartográfica, onde E = 1/x (x=cm)
          d = Distância no mapa.
          D = Distãncia real.
CURVA DE NÍVEL
As curvas de nível ou isolinhas são linhas que no mapa unem pontos de mesma altitude. A distância entre as curvas de nível indica-nos o grau de declividade do terreno representado, que será:
-           Suave, quando as curvas de nível das cotas usadas estiverem distanciadas entre si;
-           Acentuada, quando as curvas de nível estiverem muito próximas umas das outras.
Observe a figura abaixo.
Representação de morros e vales através da isolinhas que definem as curvas nível.

O USO DAS CORES (LEGENDA) PARA ALTITUDES.
O uso das cores nos mapas também é orientado segundo determinadas convenções.  As cores são usadas para indicações:
-           planimétricas, quando representarem aspectos localizados na superfície do terreno;
-           altimétricas, quando indicam as altitudes do relevo (hipsometria) ou as profundidades (batimetria) superfícies líquidas (lagos, mares, oceanos).

DIFERENTES TIPOS DE REPRESENTAÇÃO CARTOGRÁFICA
- CROQUIS
Croqui é um desenho simplificado, usado no dia a dia, a sua elaboração não se preocupa com a escala, é feito, na maioria das veze, a mão livre. Embora de não ter o rigor dos mapas, ele traz todas as informações para que o leitor consiga resolver algum problema imediato de localização e identificação cartográfica que o croqui precisa passar.
São exemplos de croquis os mapas do tesouro, usados em brincadeiras; os rascunhos que fazemos de um percusso que indicamos para uma pessoa fazer. Observe abaixo um croqui:

- MAQUETES
As maquetes são representações cartográficas tridimensionais (Altura, Largura e Profundidade). Os objetos representados devem ser reduzidos proporcionalmente ao tamanho real, e devem ser dsiponibilizados no espaço na mesma disposição do real.

- PLANTAS
Os mapas e as plantas são muito parecidos, mas a diferença entre eles está na escla, onde a planta mostra muito mais detalhes que um mapa. A planta segue uma padronização de escla, pois deve representar a proporção adequada entre o apresentado e o real. Observe na planta a sguir que é possível ver até o travesseiro na cama, as trempas o fogão, ou seja, o detalhamento é muito grande.

INTERPRETAÇÃO CARTOGRÁFICA
Para reforçar a ideia de interpretação e representação cartográfica, alguns pontos importantes devem ser sempre lembrados, tais estão assinalados abaixo.
I)            Leitura e Interpretação Cartográfica:
- Um mapa é uma representação gráfica da superfície da Terra ou apenas de uma parte do planeta.
- Um mapa, assim como um texto, é um documento que devemos aprender a ler.
- Fazer um mapa é sempre uma escolha que revela as opiniões e a visão de mundo de seu autor.
- Os elementos essenciais de um mapa são o título, a rientação, a fonte, a escala e a legenda.
- As cconveções cartográficas são acordos que estipulam códigos comuns a todos os mapas, permitindo que um grande número de pessoas possa compreendê-los.
II) Representações Cartográficas:
- Na cartografia, utlizamos símbolos que representam objetos e conteúdos de determinado lugar.
- Mapas temáticos são aqueles um tema ou assunto específico.
- Há diferentes tipos de representações cartográficas, como croquis, maquetes, mapas e plantas.
- Croqui é um desenho simplificado de um determinado lugar.
- Maquetes são representações cartográficas tridimensionais.
- As plantas e os mapas são parecidos, mas as plantas representam espaços menores.

Atividade Extra
1.    (UEL-2005) Leia o texto e analise a figura a seguir.
Em Geografia é de grande importância o uso de gráficos, mapas e outras formas de representação dos fenômenos. Um fluxograma, por exemplo, é uma representação gráfica de fenômenos cujas etapas são apresentadas de forma encadeada e seqüencial, por meio de símbolos geométricos interconectados.

Com base no texto, na tira e nos conhecimentos sobre representações cartográficas, é correto afirmar:
a)     A tira indica que os fluxogramas são instrumentos pouco confiáveis enquanto meio de representação de fenômenos humanos ligados à vida.
b)    A tira exalta o uso do fluxograma como instrumento mais adequado no estabelecimento e na representação de projetos complexos, tal como a vida futura das pessoas.
c)     O uso do fluxograma possui vantagens e limitações; sua adequada utilização depende dos objetivos do usuário e do fenômeno a ser abordado.
d)    A idéia predominante na tira é a negação da possibilidade de se construírem métodos de representação de fenômenos complexos, devido à sua insuficiência.
e)     As personagens da tira indicam que a beleza da vida é adequadamente representada por fluxogramas, cuja função é prever com exatidão o futuro.

2.           (Fatec-2005) Para indicar a localização de casas comerciais e edificações antigas em uma área de 250.000m£, de uma metrópole como São Paulo (SP), as plantas mais adequadas estão na escala:

a)   1: 500.000.
b)   1: 250.000.
c)   1: 5.000.
d)   1: 50.000.
e)   1: 100.000.

3.   (UFSCar-2004) O esquema representa a área total de duas propriedades rurais, A e B, nas quais se pratica o cultivo do mesmo tipo de produto.

Baseado nesse esquema, pode-se afirmar que
a)    as duas propriedade têm, na realidade, a mesma dimensão em m£.
b)    o cálculo da escala de A foi feito em m£ e da escala de B em hectare.
c)     a propriedade B tem menor número de pés plantados por hectare.
d)    as duas propriedades têm o mesmo número de pés plantados.
e)    as duas propriedades têm o mesmo número de pés plantados por hectare.

4.     (UFRGS-2004) Considere as afirmações abaixo sobre escala cartográfica.
I.     Uma estrada em linha reta, entre duas cidades que distam entre si 350 km, teria exatamente 35 cm num mapa em escala 1:100.000.
II.    Moradias urbanas representadas num mapa em escala 1:10.000 sofrem generalização em seu traçado quando passam a ser representadas em uma escala menor.
III.   Se um mapa na escala de 1:20.000, representado em uma quadrícula de 20 cm por 40 cm, for reduzido para a escala 1:10.000, as dimensões da nova quadrícula passarão a ser de 10 cm por 20 cm.
Quais estão corretas?
a)   Apenas I.
b)   Apenas II.
c)   Apenas I e III.
d)   Apenas II e III.
e)   I, II e III.

5.   (UFRGS) Considere o desenho esquemático a seguir, que apresenta dois morros situados ao sul do Trópico de Capricórnio com seus respectivos relevos, representados em curvas de nível. Considera-se que as vertentes dos morros que recebem maior quantidade de energia solar são mais quentes e secas. Em conseqüência, essas vertentes têm solos freqüentemente mais rasos e horizontes menos desenvolvidos do que as vertentes menos expostas à luz do sol.
Sabendo-se que o sol nasce no Oriente, pode-se afirmar que as vertentes dos morros que apresentam os solos mais profundos são as de números:
a)    1 e 3.
b)    1 e 4.
c)    2 e 3.
d)    2 e 4.
e)    3 e 4.
6.     (Ufscar – modificado) Responder à questão com base nos mapas.

O mapa mais adequado para apresentar as informações referentes à atividade industrial no Brasil é
a)       o mapa 1, pois está representado numa escala menor que o 2, o que torna as informações mais claras.
b)      o mapa 2, pois um centímetro na representação compreende a um quilômetro do espaço real.
c)       o mapa 1, pois está representado numa escala maior que o 2, o que favorece uma maior quantidade de informações representadas.
d)      o mapa 2, por ter uma escala maior do que o 1, permitindo, assim, mais informações.
e)       o mapa 2, por ter uma escala menor do que o 1, facilitando a leitura das informações.

7.     (PUC-PR - 2004) "Após a Segunda Guerra Mundial, dois terços do território brasileiro haviam sido fotografados, e buscava-se então completar o mapeamento das regiões mais ignotas do país, o Norte e o Centro-Oeste. Nos anos 60 estava concluída a carta do Brasil ao milionésimo, e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Diretoria do Serviço Geográfico, a Sudene e a Petrobrás iniciaram a produção de cartas em escalas diversas (1:50.000, 1:100.000 e 1:250.000). É na década de 1970 que, em virtude do sistema Radam, começa a ser elaborada uma cartografia sobre a Amazônia. E mais tarde amplia-se o mapa de mapas, com cartas nas escalas 1:10.000, 1:5.000 e 1: 2.000."

(SANTOS, Milton e SILVEIRA, María Laura. "O Brasil - território e sociedade no início do século XXI". Rio de Janeiro: Record, 2001 p.94.)

Confira as afirmações abaixo, que se relacionam com o tema da cartografia tratado no texto dos geógrafos Milton Santos e Maria Laura Silveira:

I.     O desenvolvimento tecnológico no campo das comunicações e no meio informacional em muito tem contribuído para a produção de mapas com maior detalhamento e de maior fidelidade.
II.    Desde a segunda metade do século XX, todos os planisférios têm sido elaborados a partir da projeção cilíndrica.
III.   O mapeamento da Amazônia a partir do sistema Radam - Radar para a Amazônia - possibilitou a desmistificação de que a região apresenta, em quase a sua totalidade, um relevo plano e homogêneo, inferindo, além da planície aluvial, outras formas de relevo, como depressões e planaltos residuais.
IV.   Na representação da escala numérica, quanto maior o número que segue após os dois pontos, menor é a escala e menor é o grau de detalhamento desse mapa; assim a escala 1:50.000 é menor que a escala 1:5.000.

São corretas:
a)    apenas I e II.
b)    apenas I, II e III.
c)    apenas II, III e IV.
d)    apenas I, III e IV.
e)    todas.

8.      (UFSM-RS) Pense em dois mapas físicos do estado do Rio Grande do Sul com as seguintes escalas: 1: 750.000 (mapa 1) e 1: 2.500.000 (mapa 2). Então, é correto afirmar:

a)       Em ambos, a representação cartográfica apresenta-se com grande riqueza de detalhes do relevo e hidrografia.
b)       Os dois mapas estão representados com as mesmas dimensões e mesmo detalhamento de todos os aspectos físicos.
c)       No mapa 1, é possível identificar-se maior detalhamento dos compartimentos de relevo que no mapa 2.
d)       O mapa 2 tem maior tamanho e apresenta maior detalhamento da hidrografia que o mapa 1.
e)       O mapa 1 tem maior tamanho, mas a representação dos aspectos físicos é menos detalhada que no mapa 2.
9.     (PUC-PR) A distância de 7cm, medida em um mapa de escala numérica 1:2 500 000, corresponde em quilômetros na superfície da Terra a um comprimento real de:
a) 175
b) 185
c)   225
d) 17 500
e) 1 750


10.  (UFPI-2001) A cartografia pode utilizar mapas de diferentes escalas. Considerando que o mapa A possui escala de 1:5.000 e o mapa B, escala de 1:15.000, assinale a alternativa correta.

a)        No mapa A, 2 centímetros correspondem a 10.000 metros na superfície terrestre.
b)       No mapa B, 1 centímetro corresponde a 1.500 metros na superfície terrestre.
c)        O nível de detalhe do mapa A é três vezes superior ao do mapa B.
d)       O nível de detalhe do mapa B é três vezes superior ao do mapa A.
e)        O nível de detalhe não é estabelecido pela escala de um mapa.

11.  (UFES-2001)
FONTE: GIRARDI, G.; ROSA, J. V., 1998 (adaptação).

Interpretando a ilustração anterior, concluímos que a distância, em linha reta, entre Vitória e Belo Horizonte e entre Vitória e Rio de Janeiro é respectivamente, de
a)     300,7 km e 401,6 km.
b)     346,5 km e 385,0 km.
c)     346,5 km e 400,0 km.
d)     450,0 km e 500,0 km.
e)     600,0 km e 650,0 km.
12. (PUC-RS) Numa planta arquitetônica de escala 1:60, uma sala está representada em 8,5cm. Como é representada essa sala na escala 1:51?
a)    1,17 cm2
b)    4 cm2
c)    7,22 cm2
d)    10 cm2
e)    14 cm2

13.  (COLUNI -2006) Leia a planta abaixo:

(MOREIRA, Igor. Construindo o espaço. São Paulo: Ática, 2002. p. 45. Adaptado).
Utilizando-se das informações da planta e de conhecimentos sobre mapas, assinale a afirmativa CORRETA:

a)   O terreno mapeado não apresenta variação de altitude.
b)   Um centímetro no mapa corresponde a quatro metros na realidade.
c)   O campo de criação está localizado a oeste do cata-vento.
d)   A rodovia está representada no sentido norte-sul.
e)   A igreja está localizada a sudeste da ponte.

14.  (UFPR 2010) Num mapa da Região Metropolitana de Curitiba, na escala 1:250.000, uma das pistas da rodovia BR-116 aparece desenhada com um milímetro de largura. A partir dessa informação, é correto afirmar:

A)   A largura da pista é de 20 m.
B)   A largura da pista é de 15 m.
C)   A largura da pista é de 25 m.
D)   A representação da rodovia com um milímetro de largura, num mapa na escala 1:250.000, está de acordo com a largura real da rodovia.
E)   Trata-se de uma questão de generalização cartográfica e nesse caso o desenho da rodovia não obedece à relação de escala.

15.   (UFPR 2009) Para a instalação da sede de uma empresa (que ocupará 1 km²) numa área de 100 km², é necessário fazer a cartografia de cada uma dessas áreas separadamente. Em relação às características das cartas a serem construídas, é correto afirmar:

A) Deve-se usar uma escala ao milionésimo para representar o terreno e uma escala pequena para representar a sede.
B) Deve-se usar a mesma escala para as duas cartas, já que as duas áreas estão localizadas em um mesmo lugar.
C) Deve-se usar uma escala média para a representação da área total do terreno, e uma escala grande para a representação da sede.
D) Deve-se utilizar a escala gráfica nas duas cartas, porque ela é mais precisa do que a escala numérica.
E) Deve-se utilizar uma escala grande para as duas áreas, ou seja, uma escala variável entre 1:100.000 e 1:150.000.

16.  (COLUNI-2011) Observe as informações sobre as estações do metrô do Rio de Janeiro:

(Disponível em: http://www.metrorio.com.br/mapa_estacoes.htm. Acesso em: 20 ago. 2010.)

Considerando que as estações que possuem acessibilidade estão representadas pelo desenho de um
cadeirante, responda:
a) Pode-se afirmar que a acessibilidade é uma prática do planejamento do transporte? Justifique.
b) A ilustração usada na informação do metrô pode ser considerada um mapa? Justifique.



GABARITO
Atividade Extra
1. B     2. D     3. C     4. B     5. C     6. D     7. A     8. C     9. D     10. C     11. D     12. D    13. D
14. E     15.  C
16. a) A acessibilidade não é uma prática de planejamento nas estações do metrô carioca, pois o número de estações acessíveis a pessoas com necessidades especiais não chega a 1/3 do número de estações, o adequado seria ter em todas. Também algumas estações com acessibilidade se localizam muito irregulares perante a linha férrea.
b) Pode ser considerado um mapa sim, é um mapa temático que salienta as informações adequadas e condizentes com o que o mapa quer passar ao seu leitor, que é as estações e suas adequações a pessoas com problemas físicos, ou seja, um mapa para um fim específico sem necessidade de seguir todas as regras cartográficas.

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