segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Conceitos Geográficos

O QUE É A GEOGRAFIA?
A Geografia é uma ciência, que tem finalidade de estudo a dinâmica de relações entre o ser humano e a natureza que estão inseridos no planeta Terra.
A Geografia é umas das ciências mais antigas utilizadas pelo homem, começou a ganhar representação como ciência a partir do final do século XVIII e início do XIX. O principal objeto de estudo da Geografia é o Espaço Geográfico. E por intermédio do espaço a Geografia busca conhecer a natureza, as ações e os movimentos que a sociedade realiza envolvendo seus aspectos econômicos e sociais. O espaço, para a Geografia, é formado sobre uma base natural, o qual é constantemente modificado e utilizado pelos seres humanos.
Todas as ciências passaram por modificações desde que se criou a base inicial da ciência durante os séculos XVII, XVIII, XIX e XX, onde as teorias e estudos científicos foram evoluindo e se modificando. A Geografia também passou por processos de mudança quanto ao seu objeto e conceito de estudo. Com a evolução da Geografia científica, o seu objeto de estudo foi se modificando, onde os objetos e conceitos foram: Paisagem, Lugar, Território, Região e Espaço. Hoje, o principal objeto de estudo da Geografia é o Espaço Geográfico, mas os outros conceitos ainda são importantes para esta ciência.
O CONCEITO DE PAISAGEM
A Paisagem não é um conceito somente geográfico (que somente a Geografia utiliza), pois é também utilizado pela Arquitetura, pelas Artes, devido a isso é comum vir acompanhada pelo termo geográfica (Paisagem Geográfica). Para a Geografia, este conceito é de fundamental importância devido a sua peculiaridade em pontos distintos da superfície terrestre, pois não existe no mundo paisagem semelhante a outras paisagens.
A Paisagem para a Geografia pode ser representada pela seguinte concepção que guarda principalmente 2 dicotomias:
- Física/humana – a paisagem é uma construção natural, cultural ou integrada (cultural e natural);
- Morfologia/Cultura – paisagem que apresenta características singulares de uma determinada sociedade (a paisagem modificada pelos indígenas é igual ou parecida pelas tribos africanas? Não, pois cada sociedade, cada ser humano modifica a paisagem de forma diferenciada de qualquer outro ser humano).
Para a Geografia, esse conceito pode ser analisado de 3 maneiras distintas:
- Paisagem Natural – Paisagem ao qual a sua forma atual é o resultado de fatores e elementos naturais do planeta Terra, tais como geologia, geomorfologia (relevo), solos, climatologia, fitogeografia (vegetação), hidrografia (rios) entre outros fatores e que não se modificaram ou que foram pouco afetados pela ação humana, por exemplo, uma floresta virgem ou um topo de montanha. Alguns geógrafos atribuem que esse conceito também abrange regiões naturais consideradas inóspitas, ou seja, que não possibilitam a manutenção da vida do homem, como uma área de um deserto árido ou o frio extremo dos polos gélidos da Terra.
Paisagem Natural - Floresta Amazônica 
Fonte: http://www.nossoclubinho.com.br/wp-content/uploads/2013/09/floresta-amazonica-a8f06.jpg

- Paisagem Cultural (ou Antrópica/Humanizada/Artificial) – é a forma atual que se expressa pelo resultado das expressões das atividades realizadas pelo homem. Deste modo, todas as edificações artificialmente construídas, as intervenções humanas sobre um determinado local do espaço constituem paisagens culturais, como o espaço de uma cidade ou um campo de produção agrícola.
                                         Paisagens Culturais - Urbana e Agrícola. 



É interessante observar que a distinção entre Natural e Cultural muitas vezes não se segregam, ao qual pode haver elementos culturais em meios naturais e vice-versa (Por exemplo, a paisagem da zona sul da cidade do Rio de Janeiro) que apresenta a Geomorfologia e Geologia local quase inalterada e apresenta também uma ocupação bastante densa desse local, onde do ponto de vista de quem estuda mais a Geografia Física (Geomorfologia, Clima, Hidrologia...) observa a base natural e quem se dedica a Geografia Humana (Urbana, Segregação Sócio-Espacial) se dedica a observar a dinâmica social. Quando o geógrafo analisa a Paisagem a partir de uma Geografia universal (que usa princípios da Geografia Física e da Humana), a sua percepção passa a ser considerada como Integral (Paisagem Integrada).


Paisagem integrada 
Fonte: National Geographic.

A Paisagem é analisada a partir do uso dos sentidos humanos: Tato, Visão, Audição e Olfato. Estes sentidos possibilitam a percepção dos elementos que compõe esta porção do Espaço Geográfico.

O CONCEITO DE LUGAR
O conceito de Lugar na Geografia ganha em abrangência de significado, deixando de ser somente uma porção do espaço produzido pelo homem, ao longo de um determinado tempo, pela natureza e pelo homem, para ser visto como uma construção única, singular, carregada de simbolismo (traços culturais) e que agrega ideias e sentidos produzidos por aqueles que o habitam.
O Lugar, no olhar da Geografia, constitui-se como um local de ampla convivência do individuo, campo da materialização das experiências vividas que ligam o homem ao mundo e às pessoas, e que possibilitam a livre representação dos sentimentos de identidade e de pertencimento no indivíduo. É, portanto, fruto da construção de um elo afetivo entre o sujeito e o ambiente em que vive. O Lugar pode ser uma cidade, um bairro, uma rua, uma casa, um quarto, não importa a escala, importa os sentimentos que o indivíduo expõe ao falar, defender, expressar sobre o(s) lugar(es) da sua vivência cotidiana.
Falar de Lugar em relação a um indivíduo, pode ser entendido como indivíduo não só uma mulher ou homem, mas pode ser entre duas, três, quatro pessoas ou entre uma comunidade de índios, ribeirinhos do rio Amazonas, comunidade de pescadores; colocando a comunidade como um ser único, que detém das mesmas vivências, do mesmo elos afetivos com o ambiente que convivem socialmente.
É importante ressaltar que um mesmo local, um mesmo bairro, um mesmo parque não é igual para todos os indivíduos, pois cada um tem uma percepção, uma percepção pessoal ou coletiva do local, e que são distintas entre todas as pessoas e entre todas as coletividades. Por exemplo, a Favela da Rocinha no Rio de janeiro tem distintas percepções entre quem mora e quem não mora na favela, isso se expressa também em todos os bairros, ruas... em qualquer ponto do planeta terra que esteja habitado socialmente, pois cada sociedade, mesmo tão parecida com outra próxima, possui em si peculiaridades diferentes de qualquer outra e isso se representa no espaço  físico e social de cada ambiente. Um exemplo de Lugar que está presente na vida do aluno é a escola, considerada como Lugar pela Geografia, pois se apresenta como espaço de afetividade, de identidade individual e também coletiva.
A figura abaixo é de um esquema sobre o conceito de Lugar, onde pode-se observar que o Lugar é o resultado de princípios locais (localização, orientação, cotidiano, afetividade, familiaridade e identidade) juntamente com princípios de organização dos sistemas globais (economia, produtos globais – Coca-Cola, Nike, Adidas, Woskswagen; computadores Sony, Asus, Dell, MacBook; smartphones Sony-Ericsson, Samsung entres outros) que se fazem a partir da Globalização que tende a cada vez mais se inserir em locais que antes estavam fora ou mesmo na periferia do mercado econômico e consumista do modelo capitalista mundial.  Ou seja, o Lugar é um local que apresenta suas características singulares (culturais, econômicas e sociais) e que está em troca com o padrão de influência Global, ao qual insere nos lugares a tecnologia, o produto de marca, a integração instantânea com qualquer outro ponto do espaço que esteja vinculado ao Global. Por exemplo, a cidade de Ouro Preto-MG, que possui suas características históricas e culturais que são resultados de organizações e dinâmicas locais, mas que está inserida em um padrão Global ao ser reconhecida como Cidade Patrimônio Histórico da Humanidade pela ONU (Organização das Nações Unidas) e que tem em sua cidade além de aspectos locais, a inserção de elementos globais: automóvel, internet, televisão, turista, tecnologias de informação entre outros que também estão presentes em qualquer local no mundo conectado por redes de informação. O Lugar como uma cidade está sempre em conflito entre o Global e o Local, pois sempre tem elementos de um ou de outro e isso define a característica singular do lugar, pois o resultado deste conflito nunca é igual entre os lugares distintos (Rio de Janeiro – Ouro Preto, Favela – Condomínio Fechado, a sua Casa e a Casa do Vizinho...).

O CONCEITO DE REGIÃO
Região é uma área que se tem quando se divide uma determinada porção do espaço obedecendo a um critério específico. Trata-se de uma adequação racional humana para melhor intender uma determinada área ou um aspecto físico ou social dela. Assim, as regiões podem ser criadas para realizar estudos sobre as características gerais de um território (as regiões brasileiras, as regiões de uma cidade ou estado, por exemplo) ou para organizar determinados aspectos do espaço (as regiões geoeconômicas do Brasil para entender a economia brasileira, as regiões dos biomas para entender a distribuição espacial da flora – fitogeografia - e fauna - zoogeografia -, ou seja, a biogeografia).
Regiões de Localização dos Biomas Brasileiros.



A divisão de determinadas regiões tem sempre uma característica que a diferencia das demais, assim como a divisão das regiões geoeconômicas brasileiras (Amazônia, Nordeste e Centro-Sul) ou mesmo regionais (Sul, Sudeste, Nordeste, Centro-Oeste e Norte), regiões localizadas no interior de um estado, pois cada região tem suas características comuns dentro da mesma que a diferencia das outras. Quando se utiliza a divisão regional, o principal atributo que diferencia é a localização da região e dos estados que a compreendem, em relação às regiões geoeconômicas o que as distinguem são as suas características econômicas e sociais. Desse exemplo, é evidente perceber que para se distinguir uma região de outra, pode se usar vários critérios, alguns exemplos são: regiões do narcotráfico e regiões climáticas.
Divisão dos Complexos regionais Brasileiros ou Geoeconômicos do Brasil.

 A relação de escala para definir as regiões pode variar dependendo do tamanho espacial destas regiões, tais como regiões econômicas de uma cidade, de um estado ou de um país. Pode ser dado o título de Macro, Meso ou Microrregiões. Um exemplo de Microrregião é a de Viçosa, que congrega as suas cidades vizinhas, esta Microrregião está inserida na Mesorregião da Zona da Mata Mineira, que está inserida na Macrorregião Leste de Minas Gerais. Claro, se diz Macro, Meso e Micro comparando a escala entre estas regiões, não podendo comparar estas com as devidas regiões para o território brasileiro.
Mesorregiões do Estado de Minas Gerais.


O CONCEITO DE TERRITÓRIO
Para a análise do conceito de Território, os aspectos físicos da abordagem geográfica (aspectos geológicos, geomorfológicos, hidrográficos, biogeográficos, recursos naturais, entre outros) ficam em segundo plano, visto que este conceito privilegia as relações sociais de poder estabelecidas no espaço.
É comum a definição de território como este sendo definido com o limite das áreas sobre domínio de um estado-nação, de um estado ou mesmo de um município nas divisões administrativas. Mas para a relação social, que a Geografia estuda, não é somente nestes domínios territoriais que existe a formação de um território, o poder.
Dentro destes limites reconhecidos oficialmente (países, regiões, estados, municípios, bairros) existem outras territorialidades estabelecidas e que não são oficiais, tais como exemplo uma praça que durante os dias de semana é usada por senhores aposentados para jogar xadrez, baralho entre outros jogos e que em um dia específico da semana (sábado) a praça, aqui entendida como um território, se torna território dos feirantes em sábados de manhã, onde quem tem o poder definido sobre esta porção do espaço são os que usam da Feira para trabalharem, seria este um território cíclico, exemplificado nas figuras abaixo.
Território Cíclico – 1º momento: Área de comércio.

                       Território Cíclico – 2º momento: Área de domínio de Prostitutas.
Figuras exemplares tiradas do livro “Geografia: Conceitos e Temas”. Autoria de: Castro, I, E; Gomes, P, C, C; Corrêa, R, L. 15ª Edição, Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2012.

Outro exemplo poderia ser dado como em ambientes de comércio como a rua 25 de Março na cidade de São Paulo, ao qual durante o dia é representada pelos comerciantes e compradores, e a noite é usada por usuários de drogas, prostitutas, travestis e outras formas de apropriação. Estes mesmos usuários de drogas podem também usar vários outros pontos próximo ao exemplo descrito, onde este podem a cada dia usar uma rua ou pontos diferenciados, para este caso, o termo que se usa é território flutuante (ou móvel), exemplificado nas figuras abaixo.
Território Móvel - Momento X.

Território Móvel – Um Ano Depois.
Figuras exemplares tiradas do livro “Geografia: Conceitos e Temas”. Autoria de: Castro, I, E; Gomes, P, C, C; Corrêa, R, L. 15ª Edição, Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2012.

Um terceiro tipo de território que a Geografia tem estudado são os Territórios em Rede, é o exemplo da estrutura espacial do tráfico de drogas, onde cada facção detém o controle de algumas áreas (favelas) relativamente distantes entre si, e intercaladas tanto pelo “asfalto” quanto por outras áreas controladas por facções rivais. No entanto, o conjunto das áreas controladas por uma facção forma uma rede, pois essas áreas são conectadas por fluxos diversos (de armas, drogas, dinheiro, ordens de comando etc.). A sobreposição das redes, tanto entre as controladas por cada facção, quanto com o “asfalto”, forma uma malha complexa constituída por territórios “descontínuos".
Outro fenômeno relacionando ao território é o processo chamado de Desterritorialização e Reterritorialização, onde o processo acontece quando, por exemplo, uma comunidade de pescadores é obrigada a mudar do seu local (território) de maneira forçada por agentes sócio-econômicos ou por fenômenos naturais, desta forma a comunidade de pescadores sofre o processo de desterritorialização ao ter que sair do local onde sua comunidade tinha o território demarcado pelas suas representações culturais, o processo de reterritorialização acontece no momento em que o grupo toma parte de um novo local, onde recria seu território a partir da sua cultura, impondo neste novo local as suas formas de poder, de modificação desta porção do espaço. Este processo de Desterritorialização e Reterritorialização acontece de forma dolorosa, pois é natural do homem criar um elo de carinho com o antigo território.
O CONCEITO DE ESPAÇO
O conceito de Espaço é atualmente o principal conceito de abordagem da Geografia, ele indica como principal característica o “espaço transformado”, não transformado de forma natural, mas sim de forma social, onde o principal agente de transformação é o ser humano (a sociedade). O que se encaixa perfeitamente no que a Geografia é: “é uma ciência, que tem finalidade de estudo a dinâmica de relações entre o ser humano e a natureza que estão inseridos no planeta Terra”.
O Espaço Geográfico é o palco das relações humanas, é o resultado de transformações que ocorreram historicamente e que ocorrem atualmente, sendo a transformação do espaço um processo desigual (existem diferenças muito extremas entre várias localidades no mundo globalizado, enquanto locais têm alto valor tecnológico, outros não tem nem acesso a energia elétrica) e combinado (pois é necessário, na visão capitalista, que haja extremos de riqueza e pobreza, de acesso e não acesso) no tempo (os que estão adiantados em relação a outros quanto à capacidade produtiva, social e tecnológica, uns estão no ápice da terceira revolução industrial enquanto outros nem sabem o que é indústria) e no espaço (se há locais desiguais, com diferentes tempos, as porções do espaço também serão diferentes, uns mais e outros menos valorizados na dinâmica sócio-econômica que se impõe sobre estes locais). É desigual devido às diferenças entre o desenvolvimento técnico, social e econômico de cada porção do globo, onde os que são mais desenvolvidos nesses três quesitos são os que têm maiores possibilidades e capacidades de transformar o ambiente. O Espaço é marcado pelos inúmeros elementos que o definem (tecnológicos, sócio-culturais, econômicos e naturais), sendo impossível analisar o espaço sem levar em consideração todos os elementos que influenciam na sua dinâmica.
A transformação não ocorre somente nos territórios nacionais, ela ultrapassa as fronteiras, pois os agentes transformadores principais foram os Estados-Nações, hoje são as transacionais, que inserem em outros territórios nacionais a sua forma de exploração dos recursos naturais, da dinâmica social e econômica.
O Espaço Geográfico não possui uma escala definida, regularizada, pois é resultado da ação humana, então transcende as escalas, podendo ser desde o espaço característico de um espaço industrial de um bairro de uma cidade média até o mundo ocupado pelas dinâmicas sociais e econômicas. Não é necessário haver ocupação humana para que certa porção do globo terrestre esteja integrado ao Espaço Geográfico mundial, só é necessário que ele esteja sobre o controle de agentes sociais (exemplo de áreas semi-desérticas produtoras de petróleo no Oriente Médio). Este Espaço é dito hoje como sendo um espaço comando pelo processo de Globalização, onde as porções estão conectadas com todo o planeta, claro que, estão conectados somente as áreas que possibilitam a geração de lucro, pela busca primordial do capitalismo.


ATIVIDADES
 1)   (VUNESP)Como é o lugar Existe, existe o mundo quando ninguém passa por ele? apenas pelo olhar Existem as coisas que o cria e lhe confere sem ser vistas? (…) espacialidade? (…) (A Suposta existência. Carlos Drummond de Andrade. In: A paixão Medida) O trecho do poema acima nos remete à reflexão sobre a existência:
a) Do mundo em cada espaço da Terra que resiste a influência da globalização atual.
b) Do lugar, entendido como espaço geograficamente criado pelas relações sociais locais/globais.
c) Do espaço geográfico, numa perspectiva de que ele é uma criação meramente subjetiva.
d) De uma relação inexistente entre o local e o global nos tempos atuais da globalização.
e) De uma relação criada pela necessidade do que queremos ver e o que, de fato, é concreto.
2) (UFCG) A apreensão do lugar consiste na interrelação dos processos local-global–local considerando, exponencialmente, o campo de forças estabelecido entre a cultura objetiva e a cultura subjetiva. Sobre o conceito de LUGAR é INCORRETO afirmar:
a) O lugar é tido como um intermédio entre o mundo e o indivíduo. Neste, a lógica do desenvolvimento dos sistemas sociais não se manifesta pela unidade das tendências opostas à individualidade e à globalidade.
b) A realidade que se constrói no lugar é tensa, pois se refere a um dinamismo que se recria a cada instante/momento entre homens, empresas, instituições e meio ambiente construído.
c) No lugar as relações são, permanentemente, instáveis, em que globalização e localização, globalização e fragmentação são termos de uma dialética que se refaz com frequência.
d) A individualização e especialização produtiva de cada lugar (re) produz sua rede urbana, função urbana, estrutura e uso do solo, habitação, renda, segregação social, meios de consumo e informação, papel do Estado entre outros. A uma maior globalidade corresponde uma maior individualidade.
e) Ao revisitar os lugares, no mundo atual, encontraremos novos significados, novas identidades, pois esses são construídos no cotidiano/mundo vivido e considera as variáveis: objetos, ações, técnica, informação e tempo.
3) (Geoprofessora) Leia o fragmento da música, e assinale a opção VERDADEIRA referente à categoria geográfica utilizada:
SAMBA DO AVIÃO
Composição: Antônio Carlos Jobim

Eparrê
Aroeira beira de mar
[...]
Vejo o Rio de Janeiro
Estou morrendo de saudades
Rio, seu mar
Praia sem fim
[...]
Este samba é só porque
Rio, eu gosto de você
A morena vai sambar
Seu corpo todo balançar
[...]
Aperte o cinto, vamos chegar
Água brilhando, olha a pista chegando
E vamos nós
Pousar...

A) CARTOGRAFIA, o trecho da música citada mostra aspectos visuais do espaço geográfico que podemos representar em mapas.
B) ESPAÇO GEOGRAFICO, pois a composição mostra aspectos do Universo que vivemos, ou seja, nosso Espaço Sideral.
C) PAISAGEM, a partir da dimensão do perceptível, que é delimitado pela visão, o compositor descreve o seu lugar.
D) REGIÃO, os recortes espaciais abordados na canção trazem implícitos a idéia de particularidade e agrupa elementos semelhantes entre si.
E) TERRITÓRIO, pois na composição, o autor aborda as territorialidades disputadas por grupos sociais diferentes.
4)    (Geoprofessora) A partir do conceito de REGIÃO, assinale a opção CORRETA:
A) O Conceito de Região na Geografia refere-se à porção do espaço que agrupa elementos diferentes.
B) Por regionalização pode-se entender a divisão de um grande espaço em regiões, sem nenhum critério anteriormente estabelecido.
C) Para estudar todos os países do mundo não precisamos regionalizar as informações, podemos estudar todos os dados geográficos juntos.
D) O conceito de região é menor que a escala local, e maior que a escala nacional.
E) Cada região se diferencia das outras por apresentar particularidades próprias, ou seja, semelhança entre seus elementos.
5)    (Geoprofessora) O espaço geográfico é composto por “formas visíveis” e “formas invisíveis”. Assinale a alternativa abaixo que contenha apenas “formas invisíveis” do espaço geográfico.
a) Rodovias e legislação
b) Hidrelétricas e praias
c) Fluxo de comunicação e fluxo de informação
d) Fábricas e fluxo de informação
6)    (Geoprofessora) Assinale a opção INCORRETA em relação as características do Espaço Geográfico:
a) Espaço geográfico é que predominam os aspectos originais da natureza.
b) Lugar é a parte do espaço geográfico onde vivemos e interagimos com a paisagem.
c) O espaço geográfico é a natureza transformada pelos seres humanos, por meio de seu trabalho ao longo da história.
d) Para entendermos o espaço geográfico faz-se necessário compreender a sociedade que o criou e continua a transformá-lo ao longo do tempo.
7)    (Geoprofessora) Leia o trecho da música Paisagem da janela, de Beto Guedes, e responda ao que se pede:
Da janela lateral do quarto de dormir
Vejo uma igreja um sinal de glória
Vejo um muro branco e no voo um pássaro
Vejo uma grade e um velho sinal.
Mensageiro natural, de coisas naturais
Quando eu falava dessas cores mórbidas
Quando eu falava desses homens sórdidos
Quando eu falava deste temporal...
De acordo com o trecho da música, assinale a alternativa que contém apenas elementos culturais.
a) “...no voo um pássaro...”
b) “...Vejo uma igreja um sinal de glória...”
c) “...de coisas naturais...”
d) “...Quando eu falava dessas cores mórbidas...”
8)    (UFPB – 2009) A ciência geográfica utiliza-se de diversos conceitos, como espaço, região, paisagem, território e lugar, dentre outros, para explicar os fenômenos geográficos. Nesse contexto, é correto afirmar que o conceito de território
a) recorre à Matemática e à Estatística para a compreensão do fenômeno geográfico.
b) é usado, exclusivamente, para explicar as diferenças regionais no território brasileiro.
c) serve apenas aos cartógrafos para demarcar as fronteiras entre as nações.
d) é utilizado para explicar as diversidades econômicas, políticas e culturais dos grupos sociais.
e) explica os fenômenos ambientais e seus impactos na vida dos diferentes grupos sociais.
9)    (Vestibularbr) Sobre a ciência geográfica é correto afirmar:
a) A paisagem geográfica é formada pelo conjunto de elementos naturais e culturais e suas relações.
b) Muitos progressos, que dariam início à ciência geográfica, surgiram somente após a Era Cristã.
c) Em nosso mundo ocorrem poucas mudanças que são estudadas pela Geografia.
d) A paisagem natural é composta apenas de elementos culturais.
10) (EXT) Sobre o conceito geográfico é correto afirmar:
a) as paisagens que vemos são as manifestações físicas dos movimentos da natureza; e o elemento menos determinante das paisagens de hoje é a sociedade humana.
b) as paisagens resultam da complexa relação dos homens entre si e desses com todos os elementos da natureza.
c) o estudo da Geografia não deve responder por que a paisagem que vemos é tal qual se apresenta.
d) a Geografia tem, na paisagem, a mera aparência: a descrição da paisagem não é suficiente para o entendimento do espaço.
e) paisagens, em diferentes lugares, nunca fazem parte de um mesmo espaço, mesmo que sejam integradas no mesmo processo.
 
11) (U.Católica-GO, modificada) Estudar geograficamente o mundo ou parte do mundo é ir além da simples descrição da paisagem, pois esta não nos fornece elementos suficientes para uma compreensão global daquilo que pretendemos conhecer geograficamente.
Quanto à colocação acima, assinale a afirmação INCORRETA:
a) Por trás de toda paisagem existe uma dinâmica particular que a determina, que a constrói, que a mantém com determinada aparência.
b) Qualquer investigação, de fato geográfica, acerca do mundo, deve propor-se a investigar, principalmente, o modo pelo qual a sociedade produz o espaço geográfico.
c) É na ideia que os homens fazem das coisas, nas suas formas de viver, de morar, de se divertir e nos seus movimentos ou nos de seus produtos, que encontramos o sentido conferido pelas dinâmicas sociais aos espaços geográficos.
d) Em cada período da história da humanidade, em cada canto do mundo, encontram-se diversas sociedades produzindo espaços geográficos iguais, devido às semelhantes formas de produzir, consumir e pensar que tais sociedades estruturaram para sobreviver.
e) Hoje, é possível perceber a presença do mundo quase inteiro em cada recanto da Terra, já que as fronteiras dos países não são limites intransponíveis para a imposição de ideias e ritmos da moderna sociedade industrial.
12) (UEL/2002) A paisagem natural é constantemente modificada pela ação do homem, e essa alteração da natureza original do território brasileiro foi acelerada nas últimas décadas pela industrialização, pela urbanização e pela expansão demográfica para regiões ainda pouco habitadas.
(J. W. Vesentini. Brasil, Sociedade e Espaço:
Geografia do Brasil. São Paulo, Ática, 1998. P. 271.)
Sobre o tema é INCORRETO afirmar:
a)    O homem modificou a natureza a tal ponto que não é mais possível identificar as paisagens naturais no território brasileiro.
b)    Em um mesmo tipo de clima podem ocorrer diferentes tipos de vegetação, devido às variações de relevo e solo.
c)     Entre as paisagens típicas, como o Cerrado e a floresta Amazônica, existem faixas de terras – denominadas de áreas de transição – em que não há uma homogeneidade dos elementos naturais.
d)    Um domínio é o conjunto natural em que há interação entre os elementos, como o relevo, clima e vegetação, sendo um deles determinante.
e)    De maneira geral, o elemento mais característico que marca a paisagem é a vegetação.
13) (UFSC/2002) As forças naturais e o próprio homem são responsáveis pelas alterações na estrutura espacial. As primeiras atuam no “tempo longo”, de milhões de anos, e o segundo atua no “tempo curto” ou histórico. Observando o esquema abaixo, considere a ação no tempo histórico e seus impactos e assinale a(s) proposição (ões) correta(s):
01 – A inter-relação entre os elementos naturais do esquema acima depende exclusivamente da ação humana, e qualquer alteração em um deles implicará a destruição total do conjunto.
02 – A ação antrópica, ao retirar a vegetação de uma determinada área, pode provocar o rompimento do ciclo hidrológico, com reflexos sobre o clima local, além de levar à perda do solo.
04 – A sociedade brasileira tem responsabilidade na preservação de espécies vegetais e animais encontradas nos enormes espaços ecológicos nacionais, possuidores de uma rica biodiversidade.
08 – O moderno processo de industrialização, iniciado na Inglaterra, em meados do século XVIII, e posteriormente propagado por outros países, deu origem concomitantemente à defesa ambiental, implementando medidas antipoluidoras e protecionistas.
16 – O acúmulo de muitos gases na atmosfera, como o dióxido de carbono e o metano, responsável por uma retenção de calor, que resulta no efeito estufa, tem preocupado os cientistas e a população mundial.
A somas das alternativas corretas é:
a)    7 (01+02+04)     
b)    24 (16+08)
c)     12 (04+08)
d)    22 (02+04+16)
e)    20 (04+16)
  14) (UESPI/2004) O processo de globalização abrange o espaço geográfico de forma muito desigual, ou seja, atinge com mais intensidade alguns países em detrimento de outros. Sobre esse assunto, analise as afirmativas apresentadas a seguir:
I)     Na chamada periferia do capitalismo, os países que mais interessam aos agentes que comandam a globalização são os emergentes.
II)   Diversos elementos da globalização materializam-se nas paisagens culturais dos lugares onde as pessoas vivem.
III)  Os países que comandam o processo de globalização apresentam alta produtividade e são grandes mercados consumidores.
IV)  A doutrina econômica que rege, na atualidade, o processo de globalização é o neoliberalismo, que foi esboçada inicialmente por Marx e Engels, na Alemanha.
V)    O processo de globalização é um fenômeno que foi determinado pelo colapso do socialismo na Europa, e não se associa, e não se associa, obrigatoriamente, à expansão do capitalismo.
Estão corretas:
a) I e V apenas.
b) III e IV apenas.
c) I, II e III apenas.
d) II, III e V apenas.
e) I, II, III e IV.
15) (UFRGS/2003) O espaço geográfico global apresenta uma complexa rede de informações que constituem os fluxos por onde transitam informações das mais variadas ordens.
Sobre essa complexa rede de informações, são feitas as seguintes afirmações:
I) A rede pode ser social e política, se forem considerados a quantidade e o fluxo de pessoas, de informação, de mensagens e de valores econômicos que abarca.
II) As sociedades japonesas de comércio internacional, os sistemas de reserva do transporte aéreo, as redes bancárias e as redes de telecomunicação são exemplos de atividades organizadas em redes que permitem às empresas que dispõem de tais redes assumirem posições oligopolistas.
III) Hoje, as redes permitem que o centro de decisões de grades grupos econômicos possa estar no estrangeiro, no mesmo continente ou em outro.
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas I e II.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.

                                                                                                               GABARITO
                                                                                                               Atividade Extra
                                                                                                               1.B    2. D    3. C    4. E    5. C   6. A
                                                                                                               7. B     8. D     9. A     10. B     11. D
                                                                                                               12. A     13. D     14. C     15. E

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